segunda-feira, 20 de julho de 2015

ENERGIA VITAL

O equilíbrio humano é como um lápis assentado sobre uma superfície, como um cilindro em pé. Pequenas alterações em sua posição podem levá-lo a cair facilmente.
Quem já não enfermou e sentiu o corpo se rearranjar e nossa vida retornar com disposição e unidade?
Graças à reorganização de todo o sistema, pode o corpo gozar da plenitude como uma unidade, e não como uma soma de partes.
Por trás dessa organização orgânica, há sistemas no comando, integrando e compondo um organismo vivo e responsivo ao meio.

Samuel Hahnemann enuncia a mesma ideia falando de energia vital, princípio vital, energia de vida ou princípio de vida. Dá a ela a propriedade de organizar e responder às mudanças e aos estímulos do universo. Controla todo o organismo. 
Ele compara aos oceanos, que tocam todos os continentes. Essa energia faria o corpo responsivo ao universo para criar e manter o equilíbrio-saúde

Ele usa o conceito da Energia vital mas da sinônimos outros para o mesmo princípio para evitar a confusão com a filosofia vitalista então vigente. 
SISTEMAS ENGLOBANTES
Explica, da mesma forma, que da alteração da energia de vida é que podem aparecer as enfermidades e os males humanos, com o surgimento da doença.

Daí o cunho Vitalista, que era discutido na filosofia médica de outrora: a enfermidade como o produto de uma alteração de um controle central diretor do indivíduo.
Pode-se perceber com a descrição da energia vital princípios como:
- Um poder centralizador da unificação do organismo vivo.
- Um sistema composto de outros tantos menores, que se englobam até sua situação final como  uma unidade. Sistemas que controlam as partes, que vão se englobando num maior até um que engloba a todos e dão a capacidade de vida da unidade assim formada.
- Capacidade de perceber discriminadamente toda a situação do corpo no universo, consciente e inconsciente, e que permite a resposta como uma ação equilibradora na inter-relação ser vivo e seu meio.
- Capacidade de processamento de informações capaz de dar um sentido objetivo as informações colhidas pelo sensório.
O conceito de Energia Vital mostra um conceito concêntrico de comando que o organismo dispões que vem a caracterizar o conceito antigo do vitalismo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário