segunda-feira, 9 de março de 2015


Quatro Ações e um Resultado: Saúde


Muito se fala em saúde e sua manutenção. 
São numerosas as indicações para uma vida longa e sadia nas revistas, televisão, internet...
Acredito que nunca antes se falou tanto em longevidade e até em imortalidade como nos dias de hoje.
Fórmulas maravilhosas prometem rejuvenescimento, saúde e toda sorte de solução para as ansiedades de uma geração que não quer morrer.
Mas, se questionada sobre o assunto, dizem que buscam qualidade de vida, o que não deixa de ser louvável, mas na verdade é a juventude perene o que está em foco.
Nunca, também, foi tão valorizada esta fase da vida, a juventude, e nunca vi tantos numerosos jovens insatisfeitos com esse mundo jovem atual.
Um paradoxo.
Mas o que há de sensato em tudo isso?
O primeiro, que queremos sentir bem e sem as tantas limitações da idade avançando como vimos nas gerações anteriores.
Queremos saúde e distância de médicos e hospitais.
Queremos poder curtir a madureza, com todos os seus encantos, com saúde, sem ter ante o nariz o risco de amanhã estar em limitações graças a doenças ou acidentes mórbidos, a tratamentos lamentáveis e agressivos.
 

A Solução Racional

A ciência tem hoje uma série de informações, fatos retirados cuidadosamente do nosso mundo, que usamos em medicina para o bem geral de todos, para evitar o mal ou, remediando, limitá-lo.
O avanço é realmente grande. Podemos ver e entender muito do que há apenas vinte anos não podíamos.
Mas na prática, a aplicação é simples na área da manutenção da saúde.
Para o ainda saudável, ou pouco desgastado pela vida irregular, há uma regra simples de quatro itens para otimizar e manter saúde:

- 1º Alimentação Adequada
- 2º Exercício Físico Adequado
- 3º Repouso Adequado
- 4º Higiene Mental ou Ação Anti-estresse

Essa regrinha é muito simples e fácil de implementar em nossa vida cotidiana. Para que isso seja efetivo há que se entender bem o que realmente está indicado em cada item.
Não há fórmulas de reposição alimentar, ou outras que sejam, que venha a trazer maior benefício para o homem que estas quatro atitudes, corretamente aplicadas é lógico.
Qualquer outra alternativa que não promover saúde e depois mantê-la passa por paliação, um ato de disfarçar o mal ou nossa ansiedade, mas nada efetivo no sentido de manter uma saúde em sua plenitude.
É como querer fazer prevenção de saúde contra doenças infecciosas sem promoção da saúde, no mais estrito sentido da palavra. Nada vale vacinas e tudo mais em um indivíduo que mostra ter sua saúde alterada como um todo.
A saúde é a maior prevenção de doenças que podemos ter.
Estenderemos um pouco de cada item, mas sumariamente podemos explanar o tema que é vasto neste artigo. 

Os Quatros Itens 

Alimentação adequada é sem dúvida um ponto de importância primaz porque dependendo do que comemos poderemos colocar nosso sistema orgânico em eminência a enfermar, ou manter um sistema de desgaste silencioso que vai culminar com acidentes mórbidos importantes num futuro. 
Por exemplo, quando comemos alimentos como a fritura de gorduras animais estaremos ingerindo altas quantidades de gorduras oxidadas que levam ao envelhecimento e arterioesclerose de nossos vasos. Além, é lógico, de outras doenças sérias. O mesmo para leite em pó, ovo em pó, gorduras hidrogenadas esterificadas, gorduras trans, etc.
Acha que não come estes itens?
Passe a olhar a composição de tudo o que come e irá ter uma surpresa.
Há ainda os industrializados que passaram por um processo chamado pasteurização.
A exposição a temperaturas altas e baixas estragam as vitaminas termolábeis, e entre elas a vitamina B6, que é responsável, além de outras funções, por impedir que um aminoácido se acumule, a homocisteína, que também lesa o vaso arterial.
O segundo item, exercício físico adequado, se refere à vida sedentária e os exercícios inadequados que destroem qualquer chance de vida longa e saudável.
O sedentarismo perverte o metabolismo, atrapalha a microcirculação sanguínea, acumulando muitos radicais livres.
Os exercícios em excesso dá um capítulo à parte de tão complexo e nefasto à saúde.
Quem já não soube de um “jovem maduro dos quarenta” que desabou como fruta madura da árvore e tinha “uma vida saudável”, comia como a “geração saúde”, fazia esportes e num dia inesperadamente tombou qual soldado na guerra, vítima de um mal súbito?
O terceiro item, repouso adequado, fala-nos da importância do repouso.
Para não se perder tempo, pela vida curta e outros motivos, este item tem sido negligenciado até o limite do insuportável pelo corpo, e, o pior, é que muitas vezes assumido inconscientemente pelas pessoas.
Também aqui há detalhes que falaremos mais detalhadamente.
Mas, para resumir, somos animais e como tal temos nossas necessidades e uma delas é o repouso, queiramos ou não.
O último, a higiene mental ou ação anti - estresse, é dos itens mais complexos a se tratar.
Muito, mas muito mesmo, se fala nisso, mas até agora quase ninguém, praticamente, falou no cerne da questão, pelo simples fato de ser, com certeza, interpretado mal.

Homo sapiens: Nossa Negação E Uma Grande Mazela

A grande escola hoje é a mídia, que mira mercado para seus clientes.
Não que falem mentiras, mas induzem as pessoas, através do que ensinam, a acreditarem em posturas que estão longe de levá-las a paz e equilíbrio.
Se não falei em harmonia é porque isso já não existe mais, nem sequer sabe-se sobre esse assunto, nem na esfera religiosa muito menos.
E o pobre animal do gênero Homo, sofre sem saber que sofre, distraído com as inovações do século vinte e um e sua sociedade moderna, que lhe custa muitas horas-vida.
O desrespeito com nossa constituição animal é gigantesca. Parece que queremos ser algo que não somos, daí estar na moda a ideia criacionista onde somos seres a parte da criação Divina, especiais, e não parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário