quinta-feira, 19 de novembro de 2015

       MIASMAS



   Em Homeopatia se fala com frequência na expressão MIASMA, crônico e agudo.

   
  Essa expressão é de fundamental importância para o tratamento do homem como um todo, no objetivo de acabar de vez com a patologia, tratando a doença crônica dinâmica.

    Quando adoecemos o que vemos é o efeito físico de uma doença crônica que existe muito antes dos sintomas e sinais comporem uma unidade a que chamamos enfermidade.

   E se não apresentamos nenhum sintoma ou sinal de uma patologia ainda, não é porque estamos saudáveis, senão que já somos doentes dinâmicos e seus sintomas podem ser encontrados se pesquisar com cuidado e método.

OS SINTOMAS


   Quando estamos ainda sem a patologia clínica, facilmente evidenciada na consulta médica e até por leigos, apresentamos mudanças no comportamento de todo o nosso organismo gerando sintomas, que passam despercebidos e que são de muita importância para o reconhecimento da doença crônica, provocado pelo Miasma.

   Apenas se realmente estivermos saudáveis é que poderemos não apresentar nenhum desses sintomas que, na Homeopatia, chamamos de”Sintomas Dinâmicos Miasmáticos”.

   Por exemplo, uma criança esta bem, come , brinca, dorme de forma saudável, apenas nos mostra uma curiosidade que na mudança de tempo ela se resfria e tem febre e sintomas compatíveis com as Infecções das Vias Aéreas Altas.

   O que acontece, realmente, com essa criança que mostra-se aparentemente saudável?

   Não se adapta, na mudança de tempo não consegue se adaptar as mudanças climáticas mostrando com isso as Infecções tidas como “Resfriado”.

  Mas pegando uma “Lupa Clínica” e observarmos de perto notarão que ela, independente de estar ou não com o resfriado, apresenta sintomas e sinais mostrando que o organismo não vem bem.

   E porque o organismo não esta bem é que ela não vai se adaptar ao meio em que vive e mostrar a suscetibilidade que pode leva-la ao “resfriado”, por exemplo.

   E o que a faz se alterar a ponto de não se adaptar, ficar susceptível e adoecer?

   O Miasma, e são os sintomas da alteração do sistema orgânico provocado por ele que procuramos e, através da Lei dos Semelhantes, vamos aplicar um tratamento segundo a técnica da Terapêutica homeopática.


  A criança aparentemente saudável apresenta como sintoma dessa alteração miasmática, em um exemplo, o medo do barulho e de pessoas vestidas de palhaço, papai Noel, transpira muito na cabeça, dormindo apenas, e com cheirinho azedo; desejo acentuado por ovo (de preferência cozido);  friorento e gordinho.

   Neste exemplo, estes sintomas não tem muito interesse clínico para o exercício médico tradicional, senão que nenhum, mas para um homeopata ele mostra uma alteração do organismo por ação de uma doença dinâmica, o Miasma, que o alterando vai gerar a susceptibilidade a adoecer.

   Outros fatores serão externos ou da estrutura como seus órgãos ou sistemas vulneráveis mais as condições do meio em que vive.

O MIASMA


   Podemos então montar uma imagem assim.

   Quando adquirimos nossa doença dinâmica, e nosso organismo não conseguiu evita-la, sofremos uma alteração no organismo todo.

  Na verdade, o que alterou foi a estrutura de controle que nos faz ser uma unidade perfeita, mesmo sendo formado por partes e células.

   Diante disso, nosso sistema orgânico mostra-se incapaz de se adaptar plenamente na inteiração como universo, e disso decorre a não adaptação e seu cortejo de problemas que chegará até a enfermidade como conhecemos.

 O Homeopata estuda esse estado de alteração para provocar uma resposta recuperadora, uma vez que o sistema não consegue perceber a contento o mal que lhe aflige.

   O Miasma é a interferência que muda a capacidade de interagir com o meio, interfere no controle tornando-o susceptível ao universo.

   Se temos uma gastrite crônica o queremos saber é como o sistema falhou a ponto de gerar a gastrite e o porquê ele falha e qual a “cara” daquilo que interferiu para provocar as alterações a jusante.

UM EXEMPLO


   Tive um Caso de Bronquite Crônica em que o paciente, um menino de 10 anos, passava o maior tempo do dia com chiados audíveis a distancia. Intercalavas dias com broncoespasmo intenso que o obrigava a ir a um pronto atendimento para tomar medicações injetáveis e inalações. Fazia uso crônico de medicações para controlar o mal e o resultado era insatisfatório a ponto da mãe vir me procurar para uma solução. 

   Examino-o por completo e apesar de muitos sintomas apontarem para um padrão de alteração, encontro três sintomas que me mostravam outra coisa, uma complicação do miasma fundamental, e que hoje consideramos outro miasma.

    Eu tinha que decidir pelo evidente ou pelo quase oculto sinal de que um miasma.
Uma vez observado, sabia o que tinha que fazer, desconsiderei a patologia em sua visão ampla e prescrevi para debelar o miasma que se mostrava com poucos sinais objetivos.

   O medicamento prescrito não tinha em sua descrição patogenética nada da bronquite crônica, alias pouquíssimos sintomas pulmonares.

    A resposta foi estupenda!

    Não só desapareceu a Bronquite Crônica como que milagre, depois de uma exoneração catarral que durou dois dias, como o garoto mostrou uma mudança enorme no comportamento, e o seu desenvolvimento, tanto social como escolar, se magnificou.

   Tratei o Miasma e não a doença que víamos como uma entidade nosológica crônica, e sumindo a causa some a enfermidade.

   O garoto hoje é um homem de sucesso profissional, casado com dois filhos pequenos e saudáveis que tenho a grata satisfação de acompanhar.

   A Bronquite como expressão de um Miasma crônica que lhe causava tal discrasia desapareceu e em seu lugar não restou nada alem de saúde.

   O Miasma como sendo a influência mórbida primeira, que cria as condições para o desenvolvimento dos males humanos  só pode ser considerada como a verdadeira Enfermidade do ser humano.

   A resolução dela é a solução para se conquistar a saúde plena. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário