segunda-feira, 18 de junho de 2018




VIVA MELHOR COMENDO MELHOR: ALIMENTO NATURAL FONTE DE VIDA SAUDÁVEL




É praxe achar que se precisa tomar vitaminas, complementos, alimentos especiais para conseguir saúde e longevidade.

Ou que precisamos fazer uso de forma quase medicinal de alimentos.

Também, o achar que tudo faz mal e suprimir algum alimentos nutritivos para os seres humanos e passar a consumir outro alimento, de valor alimentar inferior, oferecido no mercado para substituí-lo.

Acredito que praticamente em todas as casa há “medicamentos” assim.

Mas será que realmente é preciso?  

Vejo, com frequência, uma “hipernutrição” decorrente dessa suplementação muitas e muitas vezes desnecessárias.

Encontro no consultório dosagem da Ferritina entre 400 a 600 ng/ml (até 200)  o que é muito ferro no organismo; Vitamina D beirando os 90 ng/ml (30 ng/ml ou pouco mais) decorrentes desses desvios alimentares ou suplementação desnecessária  propagado pela mídia em geral.

SERÁ PRECISO MESMO?

Hoje os médicos estão orientando as pessoas a ingerir vitamina D devido a terem suprimido os lipídios da alimentação e no meio disso essa  vitamina que é lipossolúvel. Portanto o consumo foi  inferior a necessidade  e um grande número de pessoas ficaram com  baixo conteúdo desse elemento.

Eu observo e sinceramente estranho essa atitude.

Mas quando ela é severa logicamente que também eu  entendo a necessidade de repor a vitamina, bem  como com  os outros elementos quaisquer.

Uma senhora veio em consulta com a vitamina D em 17 ng/ml e junto prescrição de altas doses de Colecalciferol (D3) para resolver esse estado de carência. 

Na alimentação normal há suficiente quantidade de vitaminas e também a D. 

Orientei a paciente a mudar um pouco a dieta para privilegiar a ingestão da vitamina D e a tomar sol, e desaconselhei a não tomar a Vitamina D por via oral.

No exame de controle ela já apresentava 35 ng/ml sérico.

Falei de todos os alimentos que são ricos em vitamina D e era só mantê-los de forma regular na dieta que corrigiria o déficit. 

ALIMENTOS SÃO QUASE REMÉDIOS

Vários alimentos normais que temos em abundancia no Brasil são excelentes “remédios”.

 Ganhei certa vez uma coleção de três livros intitulados “As frutas curam” que um nutricionista havia editado para mostrar as propriedades dos alimentos naturais. 

Mais tarde ganhei outra intitulada “As verduras na medicina doméstica”, que abordava o mesmo tema: os alimentos são fontes importantes para manter nosso corpo hígido.

Para mim parece algo óbvio, mas naquele tempo as pessoas já negligenciavam a alimentação do dia a dia.

 Hoje há dietas várias que prometem muitas coisas, mas cobram suplementação.

Na realidade, quem se alimenta bem e tem uma vida regrada, dorme bem, trabalha o estresse, faz exercícios como combate ao sedentarismo só terá em troca saúde. 

E os complementos?  

ALGUNS EXEMPLOS:

Abacate:
Rico em: vitaminas B, E, potássio e gordura monoinsaturada.
Vantagens: reumatismo, bronquite, cálculos renais, diarreia, dor de cabeça, eczema, pela seca, parasitas intestinais, colesterol, úlcera gástrica e duodenal, tosse, rouquidão e artrite. Alem de saciar a fome, estimula a cicatrização. Por ser rico em vitamina E, é bom para pessoas com doenças cardiovasculares. Pois a vitamina E reforça também o sistema imunitário.
Abacaxi:
Rico em: vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromelina. É indicado na má digestão, aparelho urinário, pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelina  é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulos sanguíneos.
Acerola: 
Uma fruta ria em vitaminas A, do complexo B, C, ferro e cálcio. Ótimo nos sintomas de resfriado, gripe e anemia. 

Alface:
Rica em: potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitamina A, C e niacina. A alface age como sedativo, calmante, analgésico, cicatrizante, depurativo e desintoxicante. Auxilia no tratamento contra insônia e perturbações gerais do sistema nervoso, dores de cabeça crônicas e tosse, para, além disso, pode ajudar o organismo e combater o câncer
Azeitona:
Rica em: vitaminas A, B1, D e E. Indicado nas doenças de pele, como eczema, acne, psoríases, sardas, envelhecimento da pele, problemas digestivo, e falta de apetite sexual.
Batatas:
Rica em: cálcio, potássio, fibras, carotenos e vitamina C. Ajuda no tratamento de câncer, dores de estômago e enfermidades do intestino, evita a formação de coágulo sanguíneo e reduzir o risco de doença cardíaca. E a batata doce  ajuda proteger contra o câncer
Brócolos (brócolis) 
Rico em: vitaminas A, C. Sais minerais: potássio, cálcio, ferro, selênio,  cromo e também fibras. Este vegetal tem propriedades antioxidante e anticancerígenas, age contra o câncer de próstata, pulmão, cólon e mama e ainda ajuda a reduzir o colesterol.
Caju:
Rico em: vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro. É indicado para caso de febre, impotência sexual, diabetes, bronquite, gripe e tosse e ainda ajuda proteger o sistema imunológico.
Rica em: Vitaminas, A, C, E, fibras, betacoroteno potássio, ferro, cálcio, e zinco.  Tem propriedades dietéticas, alivia azia, é benéfica para o estômago e o aparelho digestivo. É indispensável para gestante, pois melhora e aumenta a produção do volume sanguíneo  e também a produção do leite. Alguns estudos revela que a cenoura pode proteger contra o câncer da boca.
Cebola:
Rica em: vitaminas C e do complexo B, potássio, fósforo, ferro e cálcio. É indicada para enfermidades do estômago, intestino, reumatismo, arteriosclerose, parasitas, resfriados, gripes, tosse, bronquite, asma, ajuda depurar o sangue e o fígado
Coco:
Rico em: vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C, e sais minerais como, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio, e cloro, também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários benefícios que água de coco nos proporciona, ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarreia, trata ulcera estomacal, depura o sangue, preveni e auxilia no tratamento da artrite, estado febril, hidrata a pele e acima de tudo evita vômitos e náuseas na gravidez.
Goiaba:
Rico em: vitaminas A, B1, C, fósforo, ferro, cálcio, zinco e fibras. A goiaba é uma fruta de grande beneficio para o nosso organismo, auxilia no combate as infecções, reduz o nível do colesterol, tosse, diarreia, hemorragias e ajuda no emagrecimento.
Gengibre:
Rico em: selênio e zinco. É muito utilizado em caso de resfriados, dores de garganta, gripe, tosse e também auxilia no caso de emagrecimento.
Hortelã:
Rico em: magnésio, cálcio, ferro e folatos. É muito útil para a digestão, refresca o hálito, tremores nervoso, vômitos, cólicas, catarro brônquios e auxilia a expectoração. 



Maçã:
Rica em: vitaminas do complexo B, vitamina C, E, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, cobre e zinco, e ainda peticina. É eficaz nos tratamento da obesidade, problema intestinal, digestivo, fígado, colesterol, cálculos, reumatismo, arteriosclerose, artrite, febre, resfriado, cistite e fortalece o sistema imunitário. Sua casca possui nutrientes, antioxidante e substancia que evitam a proliferação de células cancerígenas, incluindo as células do cólon, da mama e do fígado.
Manga:
Rico em: vitaminas C, do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, potássio, fibras e caroteno. São vários os benefícios que a manga traz para nossa saúde, auxilia no combate acidez, doença do estômago, problemas cardíacos, diurético e ainda ajuda controlar a tensão arterial, a tratar anemia e fortalece o sistema imunitário.
Melancia:
Rica em: vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.
Pera:
Rica em: vitaminas A, do complexo B, vitamina C. silício, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, potássio e fibras. A pera é indicada para diabéticos, e para quem faz dieta para emagrecer, prisão de ventre, inflamação do intestino, bexiga, aparelho urinário, indigestão, complicações pulmonares, tratamento da próstata, febre, enjoo e má circulação.
Rabanete:
Rico em: vitaminas B2, C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. O rabanete tem varias vantagens para nossa saúde, estimula a digestão, purifica o sangue, os rins, bexiga, reumatismo, artrite, alivia a congestão nasal, bronquite, resfriado, inflamações interna, erupções da pele, previne a formação de coágulos  e contribui para a diminuir o risco de câncer do pulmão e estômago.
Salsa:
Rico em: vitaminas A, C. A salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases, é diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamação das vias urinaria, cálculos renais, melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece estrutura do colágeno da pele.
Tomate:
Rico em: vitaminas A, B, C, fósforo, ferro, magnésio, potássio, fibras, licopeno, betacaroteno. São varias vantagens do tomate que nos traz para nossa saúde. Podemos citar algumas como: previne contra o câncer, artrites, gota, reumatismos, próstata, cistite, furúnculos, prisão de ventre, problemas estomacais e garganta.
Uva:
Rico em: vitaminas do complexo B, C, potássio e carotenos. A uva é uma fruta saborosa e de grandes vantagens para saúde. É indicado nos casos de ácido úrico, colesterol, obesidade, prisão de ventre, bronquite, previne contra o câncer, reduz a hipertensão arterial e alivia as perturbações urinarias.
Além desse há muitos outros como vocês já sabem.
Dá para se ver por esta pequena amostra que se tivermos uma alimentação saudável não teremos problemas e não precisaremos pensar em suplementação.
Algumas situações há em que a suplementação esta indicada.
Não há descobertas fantásticas, dietas novas maravilhosas.
A indicação do momento é a Dieta do Mediterrâneo que não esta longe da dieta paulista cosmopotolita normal e tradicional.

CONCLUINDO  

Atentar para as necessidades básicas do corpo e da mente ajuda-nos a viver mais e melhor permitindo-se levar uma vida mais plena e satisfatória.

Para os que envelhecem é enfrentar esse processo sem problemas e sem que ele aconteça precocemente, bem como também, evitar as temíveis limitações que nos condena a uma velhice sofrida e humilhante.

Contar com pílulas maravilhosas para fazer o que os alimentos o fazem muito bem é colocar o sistema em risco de sobrecarga e intoxicações desnecessárias e irracionais.

Ser racionais é pagar pela saúde de forma natural e sadia.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário